Relendo o dia-a-dia


Muitos professores encontram dificuldade pra em sala de aula trabalhar alguns conceitos que estão na apostila, por ser uma linguagem muitas vezes distante da realidade dos alunos, uma boa solução para esse problema são as releituras, porém de maneira diferente de como é usualmente aplicada.


Nesse exemplo que vou citar, usei as minhas próprias obras , fotografias que fiz em locais da cidade bem comuns mas com um foco inusitado. Com o meu olhar abstrato.



Trabalhando releituras as crianças tendem a ficar mais quietas em sala, e mais curiosas quanto às obras, fazendo perguntas pertinentes e assimilando os conceitos que precisamos trabalhar com eles de maneira muito natural e prazerosa.














A aula fica dinâmica e quando temos duas aulas seguidas não fica cansativo nem para o aluno nem para o professor.

E os resultados são emocionantes!


Essa é a foto original, dos telhados da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio e da Prefeitura Municipal vistos da parte superior da Rodoviária Municipal de Jaú.




Despertar nos alunos um outro olhar sobre coisas do seu cotidiano e junto a isso trabalhar as cores, linhas, perspectiva, formas geométricas e outros conceitos é realmente um grande prazer.

Obs.: as fotos dos alunos trabalhando foram tiradas na Escola Estadual Lopes Rodrigues e Instituto Caetano Lourenço de Camargo.